Serviços / Respostas de tratamento das dependências disponíveis em Cabo Verde

0
0
0
s2sdefault

Dependendo da necessidade do paciente e da gravidade do problema, as intervenções podem acontecer nos seguintes serviços:

 

Delegacias e Centros de Saúde

Em regime de ambulatório, o doente cumpre um programa terapêutico frequentando consultas e/ou grupos terapêuticos.

 

Espaços de Respostas Integradas às Dependências – ERID

É um serviço de tratamento de base comunitária, ambulatorial, que entrou em funcionamento no ano de 2015, no Centro de Saúde de Achadinha. O serviço funciona segundo a abordagem Balcão Único de Atendimento ou One-Stop- Shop.

Trata-se de uma resposta integrada às necessidades dos dependentes do álcool e outras drogas, bem como a seus familiares, que presta todos os tipos de serviços relevantes que o paciente necessita, incluindo cuidados de saúde geral e especializados, assistência social, orientação profissional e de reinserção sociocomunitária.

Esta abordagem defende que uma vez que a toxicodependência tem causas múltiplas, o seu tratamento deverá prever respostas a todas as dimensões que ditaram esta mesma dependência, nomeadamente as de natureza pessoal, familiar e social, requerendo assim uma intervenção em rede.

Dada a sua importância prevê-se o alargamento do ERID a vários Concelhos do país.

 

Comunidade Terapêutica Granja São Filipe

A Comunidade Terapêutica Granja São Filipe (CTGSF), foi criada em 2005, com o intuito de garantir melhor acesso ao tratamento dos toxicodependentes.

É uma unidade residencial especializada no tratamento e reinserção social dos dependentes do álcool e outras drogas, de ambos os sexos, a partir dos 16 anos, mediante internamento de 6 meses. No caso de se tratar do programa de tratamento de recaída a duração é de 3 meses. Todo o internamento na CTGSF pressupõe desabituação física prévia.

Cabe às estruturas de saúde, fazer a avaliação e encaminhamento dos candidatos a internamento na CTGSF, devendo para o efeito enviar o processo do candidato à CTGSF, com a ficha de encaminhamento. O processo de admissão do candidato tem início, logo após a receção do processo.

O Modelo de intervenção adotado pela CTGSF é o Modelo Minnesota, que integra o princípio dos Doze Passos dos Alcoólicos/Narcóticos Anónimos com saberes técnicos específicos de uma equipa multidisciplinar, tendo como base do tratamento a abstinência total e como foco do tratamento a mudança de estilo de vida.

No espaço da CTGSF faculta-se ao residente uma experiência de vida com condições favoráveis para a reestruturação da sua personalidade e reintegração social.

 

Brevemente será criada uma CT em S. Vicente para acolher os doentes da zona de Barlavento.

 

Tendas do El Shaddai (ONG)

Tendas do El Shaddai é um Centro de Resgate e Restauração, direcionado para a recuperação de toxicodependentes do sexo masculino, dos 16 aos 40 anos, por um período de internamento de 9 meses. O trabalho desenvolvido tem por base a religião, proporcionando reabilitação através do estudo e ensinamentos bíblicos.

 

Remar  (ONG) 

É uma Organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como missão suportar, promover, e ajudar o desenvolvimento de pessoas marginalizadas que lutam contra a pobreza, subnutrição, o abuso de drogas, alcool, etc." Desde 2016 a Remar em Cabo Verde vem trabalhando na reabilitação de pessoas dependentes do álcool e outras drogas.

 

A Fazenda da Esperança  (ONG) 

Fundada no Brasil em 1983, este Centro de tratamento iniciou as suas atividades em Cabo Verde no dia 28 de janeiro 2018, por iniciativa da Igreja Católica. O Centro faz acolhimento em regime residencial, durante um período de l ano e oferece o serviço de recuperação de dependência química com a finalidade de resgatar a dignidade e valores dos usuários de substâncias psicoativas, objetivando a manutenção da sobriedade, bem como o retorno e inclusão ao meio social dos mesmos.

A metodologia do centro é baseada na espiritualidade, convivência e trabalho.

 

Serviços de Psiquiatria

Direcionados a internamentos de curta duração para desabituação física, mas também faz atendimentos individuais e grupos terapêuticos em regime ambulatório.

 

Espaço de Apoio Psicossocial e Unidade Livre de Drogas

São programas de tratamento complementares, mas autónomos, que visam prestar cuidados a reclusos dependentes do álcool e outras drogas, que necessitam de apoio psicoterapêutico e socio-terapêutico. Têm como objetivo mobilizar e potenciar os recursos internos dos reclusos toxicodependentes no sentido da reaprendizagem de competências cognitivas, afetivas, sociais e comportamentais, capazes de se organizarem como normas constituintes de um novo projeto de vida, responsável e responsabilizante, reduzindo a possibilidade de recaída.

É necessária a passagem pelo Espaço de Apoio Psicossocial para ingressar a Unidade Livre de Drogas. Porém, o Espaço de Apoio Psicossocial constitui por si, um programa que não pressupõe o ingresso na Unidade Livre de Drogas.

No Espaço de Apoio Psicossocial o tratamento baseia-se na terapia cognitiva comportamental e terapia motivacional, sendo que a duração do tratamento depende da necessidade de cada recluso. Funciona nos estabelecimentos prisionais da Praia, S. Vicente, Santo Antão, Sal e Fogo.

A Unidade Livre de Drogas é uma unidade residencial, cuja metodologia baseia-se no modelo de comunidade terapêutica. Funciona no estabelecimento Prisional da Praia e o programa terapêutico tem a duração de 6 meses.

 

Grupos de Auto-ajuda - Narcóticos Anónimos (NA) e Alcoólicos Anónimos (AA)

São uma comunidade, irmandade de homens e mulheres, para quem o álcool e outras drogas se tornaram num problema muito grave, que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem da dependência do álcool (AA) e de outras drogas (NA).

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de consumir. Tem como base do programa da recuperação os Doze Passos. Em Cabo Verde foram criados grupos de NA e AA, nas seguintes localidades:

Santiago: Praia, Ribeira Grande de Santiago, Santa Catarina, Santa Cruz e Tarrafal

Sal: Espargos

São Vicente: Ribeira Bote

 

Está em curso o processo de dinamização para que sejam criados grupos de NA e AA em outros municípios do país.

Tags: ,