Tratamento e Reinserção Social

0
0
0
s2sdefault

DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

 
A dependência de Substâncias Psicoativas é uma doença crónica, complexa caracterizada pela compulsão e desejo incontrolável, procura e uso persistente da Substância, apesar de consequências extremamente negativas.

(NIDA, 1999)

Atinge o ser humano nas suas dimensões básicas - biológica, psíquica, social e espiritual.

Não tem causa única, é resultado de vários fatores: físicos, emocionais, psíquicos e sociais, que atuam ao mesmo tempo no individuo, variando a predominância dos fatores de uma pessoa para outra. Sem o tratamento adequado, a dependência de substâncias psicoativas tende a piorar cada vez mais com o passar do tempo, levando a pessoa a uma destruição gradual de si mesma, atingindo a sua vida pessoal, familiar, profissional e social.

 

TRATAMENTO E REINSERÇÃO SOCIAL DE DEPENDENTES DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

O tratamento é entendido como um processo dinâmico e complexo, que não visa apenas a paragem do consumo das drogas, mas ajudar os doentes e seus familiares a restaurar, recriar e enriquecer a sua forma de estar na vida. O objetivo é que a pessoa doente se reinsira no seu meio com um projeto de vida próprio, autónomo e livre de drogas.

Serviços / Respostas de tratamento das dependências disponíveis em Cabo Verde

 

RECAÍDAS

A maioria dos consumidores dependentes de álcool e outras drogas sofrem recaídas.

Isto é consistente com a natureza recorrente-remitente crónica da dependência do álcool, e deve ser tratada no planeamento do tratamento, em vez de ser considerada um fracasso do tratamento. Proporciona uma experiência de aprendizagem terapêutica e de crescimento, se for alvo de reflexão entre o terapeuta e o doente.

As situações ou estados de humor específico estão frequentemente associados à recaída, incluindo:

  • Estados emocionais negativos (frustração, ansiedade, depressão ou raiva);

  • Conflitos interpessoais (relações com parceiros, colegas de trabalho, amigos);

  • Pressão social, direta ou indireta para consumir a substância.

Também algumas situações poderão desencadear a recaída como:

  • Frequência de locais e amigos associados ao consumo da substância;

  • Ouvir músicas e ler livros associados à substância;

  • Falta de ocupação.

 

REINSERÇÃO SOCIAL

A Reinserção Social de dependentes de substâncias psicoativas deverá fazer parte de todo o processo de tratamento, devendo iniciar-se quando o indivíduo toma consciência do seu problema e resolve efetuar o pedido de ajuda.O processo, que envolve o indivíduo doente e a sociedade, tem como principal objetivo possibilitar condições para que a pessoa possa alcançar a sua autonomia, enquanto cidadão com pleno direitos e deveres.

Assim sendo, a Reinserção Social requer uma abordagem abrangente multissectorial e interdisciplinar, exigindo uma intervenção em rede.

É nesse sentido que em 2017 foi validado o Primeiro Programa Nacional de Reinserção Social de Dependentes de Substâncias Psicoativas, visando criar um quadro estratégico de referência, para a atuação dos diferentes atores, intervenientes e serviços nesta matéria.

O Programa baseou-se nas recomendações resultantes de uma avaliação das necessidades em matéria de reinserção social em Cabo Verde, promovida pela CCAD em parceria com o ONUDC e uma especialista do SICAD. O programa será implementado através da Direção Geral de Inclusão Social - Ministério da Família e Inclusão Social, em articulação com a CCAD.

 

 
 

 
É um serviço telefónico (Seg. a Sexta das 8hrs às 17hrs), grátis e confidencial, de âmbito nacional que presta informação , apoio e encaminhamento (caso for necessário).

 

É um espaço de dialogo e de reflexão onde se esclarecem todas as dúvidas relacionadas com a problemática das drogas e da toxicodependência.

FALE
CONOSCO
Image is not available
Image is not available
Image is not available
Image is not available

262 31 29
333 72 43

TELEFONE
ENDEREÇO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

EMAIL
FACEBOOK

Edifício Santo António
Achada Santo António, Praia
Cabo Verde - C.P. Nº 47

Arrow
Arrow
Slider

© 2017 Comissão de Coordenação do Alcoól e Outras Drogas.
Designed and Developed by iDE!A

Please publish modules in offcanvas position.