O que significa Prevenir?
A Prevenção consiste na redução da procura do consumo de drogas. Neste caso, as ações têm como objetivo fornecer informações e educar os jovens a adotarem HÁBITOS SAUDÁVEIS e protetores em suas vidas. Espera-se que as pessoas, NÃO USEM, DIMINUAM ou PAREM de consumir drogas.
Níveis de Prevenção
As intervenções podem contemplar diferentes níveis, nomeadamente:
- Intervenção Universal – Aquela que é destinada à população geral, supostamente sem qualquer fator associado ao risco. Pode ser realizada na comunidade, em ambiente escolar e nos meios de comunicação.
- Intervenção Seletiva – Aquela que é dirigida a subgrupos específicos da população geral, com um ou mais fatores associados ao risco de uso de substâncias, como por exemplo grupos de crianças filhas de dependentes de substâncias psicoativas.
- Intervenção Indicada – É voltada para pessoas identificadas como usuárias ou com comportamentos de risco relacionados direta ou indiretamente ao uso de substâncias. Diz respeito a programas que visem diminuir o consumo de álcool e outras drogas, mas também melhorar aspetos da vida do indivíduo como, por exemplo, desempenho académico e reinserção social.
Fatores de Risco e Fatores de Proteção
Consideram-se Fatores de Riscos, as características da pessoa ou circunstâncias sociais que a tornam mais vulnerável a usar drogas, como conduta agressiva precoce, curiosidade, falta de autoridade dos pais, disponibilidade da droga e descrença nas instituições.
Os Fatores de Proteção, são características da pessoa ou circunstâncias que contribuem para que tenha menos possibilidade de consumir drogas, como habilidades sociais, vínculos positivos, acompanhamento das atividades dos filhos por parte dos pais, realização pessoal, informação adequada sobre as drogas e seus efeitos.
Causas de Uso de Drogas. Porque se consome?
As drogas são usadas por inúmeras razões e variam de pessoa para pessoa. Lembrando sempre que cada indivíduo é único; e que não se pode determinar uma causa exclusiva / linear para que este se torne um usuário ou dependente de drogas.
(Sielski, 1999)
Os motivos que normalmente levam alguém a experimentar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:
-
Pressão dos amigos /pares;
-
Divertimento (sensação imediata de prazer que produzem);
-
Esquecer (evitar a dor e aliviar a ansiedade);
-
Funcional (intencional, para atingir determinado fim);
-
Facilidade de acesso e obtenção;