A Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha em São Vicente, foi inaugurada no dia 20 de julho, pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde Excelência, Dr. Ulisses Correia e Silva. Esta comunidade é uma estrutura de saúde construída de raiz representando um investimento de mais de 125 milhões de escudos para dar resposta a toda região de barlavento em matéria de tratamento das toxicodependências.
Segundo o Chefe do Governo, “Entregámos um investimento importante no sector da saúde, com impacto na melhoria das condições de serviços de cuidados ligados ao uso abusivo do álcool e outras drogas, reforçando a capacidade de acolhimento e da qualidade de resposta para tratamento, e para a reinserção social e económica dos dependentes de drogas e álcool. É um investimento que se enquadra na política pública de saúde do Governo.
Cada jovem, cada mulher, cada homem recuperado da dependência do álcool e da droga, é uma vitória social. Significa recuperação para a vida, regresso à família e à comunidade, sem estigmas e com criação de oportunidades.”
Frisou ainda que trata-se de uma estrutura que vem materializar as prioridades do VIII Governo constitucional na promoção da saúde e de estilos de vida saudável, bem assim na melhoria da prevenção e do tratamento das dependências do uso abusivo do álcool e outras drogas.
Este centro é o segundo a nível do país, distribuído em 5 blocos, desenvolvidos em espaços: Administrativo, Multiusos, Consultórios, Oficinas e um Centro de Dia, que vai cobrir toda a zona de Barlavento, reforçando as respostas existentes no âmbito do tratamento das dependências, mais concretamente em regime de internamento. O projeto foi financiado pelo fundo do Kuwait.