Numa parceria conjunta entre o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), realizou-se um Seminário alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra as Drogas, no dia 30 de junho.
A data, celebrada sob o lema “Enfrentar os desafios da droga nas crises sanitárias e humanitárias”. Com este seminário visou-se a sensibilização e a conscientização sobre o impacto das crises atuais sanitárias e humanitárias no consumo e tráfico de drogas.
A sessão de abertura foi presidida pelo Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Evandro Monteiro e contou com intervenção da Secretária Executiva da CCAD, Dra. Fernanda Marques e da Coordenadora Sénior Nacional do ONUDC Cabo Verde, Dra. Cristina Andrade.
No seminário foram apresentados os seguintes temas: "Prevenir o primeiro contato com as drogas: desafios de hoje", pela Dra. Maria Helena Andrade, Diretora do Serviço de Gestão Pedagógica, Avaliação e Inclusão Educativa – DNE, " A luta contra a droga em Cabo Verde: Experiência da CTGSF no tratamento e recuperação de pessoas dependentes” - O Papel da Equipa de Enfermagem, os desafios face ao COVID- 19", pelo Dr. Mário Barros, Enfermeiro Chefe da CTGSF e "Impacto da pandemia no uso do álcool e outra drogas", pela Dra. Dulcelina Semedo, Assistente Social do Centro de Saúde de Tira Chapéu, que trouxe dois dependentes em recuperação que deram testemunhos na primeira pessoa.