Seminário sobre o tema “Tabaco: Uma Ameaça para o nosso ambiente” – Dia 31 de Maio – Dia Mundial sem tabaco

0
0
0
s2sdefault

 

Anualmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros celebram o Dia Mundial sem Tabaco. Este sob o lema “Tabaco: Uma Ameaça para o nosso ambiente”, a OMS, pretende aumentar a conscientização sobre os malefícios do tabaco e desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.

Assim para assinalar esta efeméride o INSP e a CCAD em parceria com a OMS, realizaram hoje, dia 31 de maio, um seminário hibrido, sobre o tema Tabaco: Uma Ameaça para o nosso ambiente”.

Com este seminário objetivou-se sensibilizar a sociedade cabo-verdiana sobre o impacto ambiental do tabaco e suas consequências para a saúde das pessoas.

Na sessão de abertura houve intervenção do representante da OMS, Daniel Kertesz, que frisou que o Dia Mundial sem Tabaco deveria ser todos os dias, lembrou os impactos devastadores do tabagismo que causa morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. Chamou atenção para o facto do uso do tabaco provocar danos ao ambiente e parabenizou Cabo Verde por ter assinado em 2005 a convenção quadro para o controlo do tabaco e recentemente a aprovação da Lei que define o regime geral de prevenção e controlo do tabagismo.

A Secretária Executiva da CCAD, Dra. Fernanda Marques, mencionou alguns resultados conseguidos com o projecto FCTC 2030, que contou com assistência técnica da OMS e do Secretariado da Convenção quadro da OMS para o Controlo do Tabaco e expôs que Cabo Verde, está preparado para dar uma resposta integrada no combate ao tabagismo.

A presidente do INSP, Dra. Maria da Luz Lima, por sua vez disse que em Cabo Verde 10% a 12% da população têm hábitos tabágicos, daí expôs que, “É um problema muito grave de saúde pública que tem muitos impactos, nomeadamente económicos, sociais e na família”.

Durante o evento foram apresentados quatro temas, designadamente “Balanço sobre a implementação do Projeto FCTC 2030”, apresentado pela Dra. Vanusa Pereira, Técnica da CCAD, “Protocolo e instrumentos Cessação Tabágica e Cuidados Primários de Saúde”, apresentado pela Dra. Carla Amado Barbosa. Coordenadora Nacional do Programa de Prevenção e Rastreio do Cancro, “Proteção do ambiente e saúde das pessoas (Alternativas económicas viáveis) “, apresentado pela Dra. Edith Pereira da OMS e por último o tema “O Novo Regime Jurídico de Prevenção e Controlo do Tabagismo em Cabo Verde”, apresentado pelo Dr. Celso Monteiro, Psicólogo Clínico da CCAD/ MS.

É um serviço telefónico, anónimo, gratuito e confidencial, de âmbito nacional que permite levar informações de forma rápida e credível a todos os cantos do país, criada em junho de 2001 em parceria com a CVTelecom, com o objetivo de proporcionar informação, aconselhamento e encaminhamento de dependentes do álcool e outras drogas para diferentes estruturas de saúde.

Slider

Linha SOS

Alcool

800 25 27

A Linha Verde de Apoio à nova Lei do Álcool, é um serviço telefónico que tem como objetivo informar, orientar, aconselhar e receber denúncias sobre a problemática do álcool, na sociedade cabo-verdiana.

É um espaço de dialogo e de reflexão onde se esclarecem todas as dúvidas relacionadas com a problemática das drogas e da toxicodependência.

FALE
CONOSCO
Image is not available
Image is not available
Image is not available
Image is not available

262 31 29
333 72 43

TELEFONE
ENDEREÇO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

EMAIL
FACEBOOK

Edifício Santo António
Achada Santo António, Praia
Cabo Verde - C.P. Nº 47

Arrow
Arrow
Slider

© 2017 Comissão de Coordenação do Alcoól e Outras Drogas.
Designed and Developed by iDE!A

Please publish modules in offcanvas position.