Hoje, dia 10 de fevereiro, foi lançado o Livro “O Meu Pai é Alcoólico”, na Biblioteca Nacional.
O livro, escrito de forma simples e acessível, descreve uma história baseada em factos reais, de uma criança que vivenciou a problemática do alcoolismo no seio da família. Este livro é fruto de uma parceira entre a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas - CCAD e a Jornalista Marilene Pereira (autora),
Com a publicação deste livro, visa-se sobretudo chamar a atenção das crianças relativamente à ameaça do alcoolismo, mesmo em tenra idade.
Após o lançamento do livro a Jornalista Marilene Pereira frisou que "este livro é uma forma de mostrar que o alcoolismo é um problema e mostrar que se deve trabalhar com as crianças desde cedo, porque os dados estatísticos mostram que o primeiro contacto da criança com o álcool acontece muito cedo”.
A Secretária Executiva da CCAD na sua intervenção mencionou que na Comunidade Terapêutica Granja São Filipe, em dez anos do seu funcionamento, puderam constatar que 40 por cento (%) dos internos começaram a usar o álcool entre os 10, 11 e 15 anos. Segundo a mesma " Isto diz muito para nós, ou seja, há de facto a necessidade de darmos uma atenção às crianças em relação aos riscos, e aos comportamentos de riscos”.
Esta atividade contou a presença de um grupo de crianças do 5.º e 6.º ano de escolaridade da DNE, ICCA, ACRIDES e Aldeias SOS e contou com a importante colaboração da Biblioteca Nacional.