CAPACITAÇÃO DE EQUIPAS MÓVEIS DE INTERVENÇÃO DE PROXIMIDADE PARA A REDUÇÃO DE RISCOS E MINIMIZAÇÃO DE DANOS ASSOCIADOS AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS- 21 e 22 de Outubro

Imprimir
0
0
0
s2sdefault

 

A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) e o Comité de Coordenação do Combate à SIDA (CCS/SIDA), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas Crime (ONUDC), realizou no passado dias 21 e 22 de outubro, uma ação de Capacitação de Equipas Móveis de Intervenção de Proximidade para trabalharem com as pessoas dependentes do álcool e outras drogas, de modo a reduzir os riscos e minimizar os danos associados ao consumo,  na Sala de Formação da CCAD, sita em Achada Santo António.

 A formação teve como objetivo reforçar as competências das Equipas Móveis de Intervenção de Proximidade, junto dos dependentes do álcool e outras drogas.

A sessão de abertura da formação foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro que na sua alocução frisou que "esta ação de capacitação demostra o compromisso e o engajamento do Ministério da Saúde na busca de melhores práticas e resposta às problemáticas do uso abusivo do álcool e outras drogas e aos fatores ligados a infeção pelo VIH/SIDA no seio dos usuários de drogas". Ainda, na sessão de abertura houve intervenção da Secretária Executiva da CCAD, Dra. Fernanda Marques, da Secretária Executiva do CCS/SIDA, Dra. celina Ferreira e da Coordenadora Sénior Nacional do ONUDC, Dra. Cristina Andrade.

Esta iniciativa insere-se no quadro do reforço das respostas conjuntas dos serviços responsáveis pelas áreas das drogas e do VIH-SIDA, no âmbito da subvenção financiada pelo Fundo Global e contou com a participação de representantes e pontos focais das instituições da sociedade civil que trabalham nos domínios de VIH-SIDA e prevenção do álcool e outras drogas, das ilhas de Santiago, Sal e São Vicente.