Conferência Alusiva ao Dia Mundial Contra as Drogas sob o Lema “Partilhe Fatos sobre as Drogas. Salve Vidas” & Balanço de 20 anos da Linha SOS/Droga 8002525,

Imprimir
0
0
0
s2sdefault
 
A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), entre outras atividades, realizou no dia 26 de junho, uma Conferência Alusiva ao Dia Mundial Contra as Drogas sob o Lema “Partilhe Fatos sobre as Drogas. Salve Vidas” & Balanço de 20 anos da Linha SOS/Droga 8002525, no horário das 09H30 às 12H00, na Sala de Conferencia do Hotel Pestana Trópico, para assinalar o Dia Mundial contra as Drogas.
 
Com este evento pretendeu promover um espaço de diálogo e discussão sobre o lema com os parceiros, visando sensibilizá-los para a relevância dos fatos sobre as drogas (e seus perigos) e da prevenção, tratamento e cuidados baseados em evidências e ainda partilhar dados dos atendimentos efetuados na linha SOS/Droga durante os 20 anos de funcionamento.
 
A sessão de abertura foi presidida pelo Ministro da Saúde e contou com as intervenções da Administradora Executiva da CVTELECOM e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas.
Durante essa conferência, houve apresentação do Enquadramento do Tema do Dia Mundial contra as Drogas, com apresentação das principais conclusões do Relatório Mundial sobre Drogas “
pela Coordenadora Sénior Nacional do ONUDC, Dra. Cristina Andrade. Teve-se ainda, a Mensagem Alusiva ao Dia Mundial Contra as Drogas, pelo Psiquiatra e Especialista na Área da Dependência de Substâncias Psicoativas, Dr. Luis Patricio.
A Socióloga da CCAD, Dra. Eloisa Borges, apresentou o Balanço de 20 anos da Linha SOS/Droga 8002525 e para terminar a conferência houve assinatura de um protocolo de parceria entre a CCAD e CVTELECOM, com o Lançamento da Linha Verde de Apoio à Lei do Álcool, um serviço telefónico anónimo, confidencial e gratuito, que tem como objetivo informar, orientar, aconselhar e receber denúncias sobre a problemática do álcool, na sociedade cabo-verdiana.