FORMAÇÃO DE FORMADORES ONLINE EM MATÉRIA DE PREVENÇÃO AO USO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NAS COMUNIDADES

Imprimir
0
0
0
s2sdefault

Terminou hoje, dia 04 de fevereiro, uma ação de Formação de Formadores em Matéria de Prevenção ao Uso do Álcool e outras Drogas nas Comunidades, destinada a Profissionais nas áreas de saúde, educação e social, que teve inicio no dia 02 de fevereiro do ano corrente.

Com esta formação, pretendeu-se capacitar profissionais de diferentes concelhos do país, em matéria de prevenção do uso do álcool e outras drogas nas comunidades e dotá-los de técnicas pedagógicas que irão possibilitar aos formandos ter competência de transferir a aprendizagem nas comunidades, tornando-se agentes multiplicadores de ações de formação em matéria de prevenção com base em evidências. 

Esta iniciativa foi promovida pela Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A formação foi ministrada online, tendo em conta o contexto da pandemia e de forma a cumprir com as regras de segurança.

Foram ministrados os seguintes temas na formação: Conceitos básicos sobre o álcool e outras drogas e compreensão do fenómeno das dependências; Mitos e crenças sobre as drogas; Conceito e normas de prevenção; Prevenção nas comunidades/ contexto COVID19; Estratégias de comunicação para a mudança; Elementos de formação pedagógica.