Hoje, dia 26 de junho, é o Dia Mundial contra as Drogas, este ano, com o lema elegido pelo UNODC - Melhor Conhecimento para Melhores Cuidados. visando reforçar o facto de que os transtornos relacionados ao uso de drogas são um problema de saúde multifatorial, resultante de uma complexa interação de fatores que estão fora do controle do indivíduo, assim sendo, os transtornos relacionados ao uso de drogas, não devem ser considerados como um transtorno adquirido por vontade própria do usuário, e assim sendo, a pessoa dependente de drogas não deve ser punida, mas sim tratada.
O Sr. Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, na sua mensagem publicada na página de facebook do Ministério da Saúde e da Segurança Social, expôs que o tema deste ano, sublinha a necessidade de termos conhecimentos adequados e de intervirmos na área das dependências com base em evidências científicas, pois só um melhor conhecimento e capacitação, irá permitir não só termos melhores resultados nas intervenções e cuidados prestados, às dependentes de drogas, mas também combater o estigma e a exclusão, que, por vezes, rodeiam o dependente, e que só servem para agravar os problemas.
Mencionou ainda, que o Ministério da Saúde e da Segurança Social, através da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas e com uma forte parceria do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime - ONUDC, tem procurado criar mecanismos e condições para assegurar a melhoria dos cuidados e tratamento das dependências, como o aumento do acesso a todos os que precisam de ajuda, onde estiverem, não deixando ninguém para trás.
Ainda na sua mensagem consta que o Governo de Cabo Verde está fortemente empenhado na procura de mais financiamento para responder aos desafios que se colocam nesta área de forma coordenada, tocando todas as dimensões do problema, conforme consta do Programa Nacional Integrado de Luta contra Drogas e Crime Conexos, apresentado aos parceiros no ano passado.
Para acesso a mais informações favor consultar o link https://www.facebook.com/ministeriodasaude.cv/?epa=SEARCH_BOX.