Ontem, dia 07 de agosto realizou-se o Lançamento do Estudo de Caso de Investimento no Controlo do Tabaco em Cabo Verde, no Hotel Pestana Trópico, promovida pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social, através da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas, em parceria com a Organização Mundial da Saúde.
Este caso de investimento mede a relação custo-benefício, em termos económicos e de saúde, da implementação das seis medidas essenciais de controlo do tabaco, de acordo com a Convenção- Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial de Saúde (OMS), e mapeia as principais áreas de intervenção para reduzir os prejuízos causados pelo uso do tabaco.
A abertura do evento foi presidido pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, e contou com as intervenções do Secretário do Estado de Finanças, do Encarregado do Escritório da OMS em Cabo Verde e do representante da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas.
Na abertura do evento o Sr. Minisitro da Saúde e da Segurança Social sublinhou que “O lançamento deste estudo sobre o Tabaco e seu impacto económico, social e na saúde constitui um momento significativo no processo de combate às Doenças Não Transmissíveis em Cabo Verde, que hoje são responsáveis por seis mortes entre cada 10 que ocorrem no país”.
Esta
Esriveram presentes neste evento parceiros e atores chave nesta área.