O Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime - ONUDC, publicou o Relatório Mundial sobre Drogas 2019, no dia 26 de junho, o Dia Mundial contras as Drogas.
Segundo ONUDC - Cabo Verde, o relatório afirma que o número de pessoas que usam drogas é 30% maior do que em 2009, "com dados mais precisos, agora podemos ter um melhor entendimento da extensão do uso de drogas em todo o mundo, e as notícias não são boas.
Em 2017, estima-se que 271 milhões de pessoas, o equivalente a 5,5% da população mundial, usaram drogas no ano anterior e 585.000 pessoas perderam suas vidas devido à hepatite C e transtornos por uso de opioides atribuídos ao uso de drogas. Isso equivale a 42 milhões de anos de vidas "saudáveis" que foram perdidas.
A estimativa da produção ilícita global de cocaína alcançou o recorde de 1.976 toneladas em 2017, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, a quantidade total de cocaína apreendida em 2017 aumentou 13%, para 1.275 toneladas, o maior valor já registrado.
A crise de overdose de opiáceos sintéticos na América do Norte também atingiu novos recordes em 2017, com mais de 47.000 mortes por overdoses de opiáceos nos Estados Unidos, um aumento de 13% em relação ao ano anterior e 4.000 mortes relacionadas a opioides no Canadá, um aumento de 33 % desde 2016.
O fentanil e seus análogos continuam sendo o principal problema da crise de opioides sintéticos na América do Norte, mas o oeste e o centro e o norte da África estão passando por uma crise de outro opioide sintético, o tramadol. As apreensões globais de tramadol saltaram de menos de 10 kg em 2010 para 125 toneladas em 2017.
A droga mais usada no mundo continua a ser a cannabis, com cerca de 188 milhões de pessoas tendo usado em 2017, enquanto a prevenção e o tratamento continuam inadequados em muitas partes do mundo. Apenas uma em cada sete pessoas com distúrbios decorrentes do uso de drogas recebe tratamento a cada ano".
Na sequência da apresentação feita pela psicóloga clínica, do Hospital de Trindade (HAN), durante a conferência nacional sobre Redução de Riscos e Minimização de Danos, realizada no dia 26 de junho pela Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas e o ONUDC, a situação do uso de cannabis em Cabo Verde é responsável por inúmeros casos de psicoses e transtornos mentais dos jovens atendidos pelo serviço de psquiatria.
Yury Fedotov, diretor executivo do ONUDC, afirmou que "os resultados do Relatório Mundial sobre Drogas deste ano complicam ainda mais a situação mundial das drogas, ressaltando a necessidade de uma cooperação internacional mais ampla para promover respostas equilibradas e integradas à saúde e à justiça criminal".
Para mais informações consulta no link:https://www.unodc.org/wdr2019/