De 10 a 12 de abril do ano em curso, esteve em Cabo Verde a Delegação da CEDEAO, numa missão em Cabo Verde, visando proceder à avaliação das iniciativas nacionais e regionais do combate à droga dos Estados-Membros da CEDEAO e da Mauritânia, a fim de documentar os progressos alcançados e desafios encontrados.
A Delegação esteve composta pela Representante da CEDEAO, Dra. Ludimila Barai Mikulec, Representante da UNODC, Sr. Serigne Assane Drame e Representante da Guiné-Bissau, Anselmo Biai Ciente, e tiveram encontros com várias instituições que trabalham nessa área.
Na entrevista com os Orgãos da Comunicação Social, a Dra. Ludimila Barai Mikulec, representante da CEDEAO frisou que Cabo Verde deu um passo um passo significativo ao considerar o consumo de drogas como uma doença, Trata-se de uma boa prática que, recomenda que deveria ser observada por outros Estados da comunidade.
Expôs ainda que a nível do desafio, o País deve apostar mais na cooperação judiciária com outros Estados e aconselha mais investimentos na formação dos agentes policiais.
Para concluir informou que após a realização do ciclo das missões serão elaborados os relatórios referentes a cada um dos 15 Estados membros da CEDEAO, que serão depois submetidos à apreciação da conferência ministerial, marcada para o mês de Setembro.