Ato Central Alusivo ao Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio

0
0
0
s2sdefault
 
 
 
 
No passado dia 31 de maio, assinalou-se o Dia Mundial Sem Tabaco, este ano sob o lema “Proteger as Crianças da Interferência da Indústria do Tabaco” elegido pela Organização Mundial da Saúde.
 
 
O Ministério da Saúde, através da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), em parceria com o Instituto Nacional da Saúde Pública e a Organização Mundial da Saúde, realizou o Ato Central alusivo ao Dia Mundial Sem Tabaco, no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional, com objetivo de sensibilizar a sociedade cabo-verdiana para a tomada de consciência de ações coletivas, perante a interferência da indústria do tabaco no aliciamento da camada infantojuvenil para o consumo dos produtos do tabaco.
 
A abertura do referido Ato central foi presidido pelo Dr. Hélio Rocha, Administrador do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Saúde Pública, em representação do Ministério da Saúde e ainda contou com a mensagem do Representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Dr. Daniel Kertesz.
 
O Administrador Executivo do Instituto Nacional de Saúde Pública, Hélio Rocha, em representação do Ministério da Saúde, na sessão de abertura enfatizou a necessidade de um trabalho concertado e duradouro no combate contra o tabagismo em Cabo Verde. Disse que o tabagismo afeta cerca de 10% da população e constitui um desafio de saúde pública nacional. O Representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Daniel Kertesz, por sua vez mencionou que o tema deste ano visa mobilizar esforço internacionais para amparar os jovens dos produtos nocivos do tabaco, da nicotina e das estratégias enganosas frequentemente utilizadas pela industria do tabaco e que através deste tema há um apelo aos governos para que adotem as politicas que protejam os jovens das práticas manipuladoras da industria de tabaco.
 
 
Neste ato, teve-se a atuação da Escola de Musica Pentagrama, houve testemunho, de um Ex Usuário do Tabaco, Sr. Carlos Correia. Foram apresentados os seguintes temas: • Relatório Mundial da Epidemia do Tabaco 2023: Programa MPOWER, pela Dr. Edith Pereira; Interferência da Industria do Tabaco no aliciamento das crianças para o fumo, pelo Dr. Celestino Lobo e o Impacto do Tabaco na Saúde Mental do Adolescente, pela Dra. Christie Whanon.
 
A apresentação do tema foi conduzida pela Dra. Maria de Jesus Lobo seguido de questões comentários e recomendações.
 
Ainda, para assinalar a referida data, foram realizadas outras atividades, entre as quais, sensibilização na comunicação social acerca do lema, Workshop com jornalistas sobre o lema "O Tabaco e Suas Consequências", Conversas abertas nas escolas e nas comunidades.

É um serviço telefónico, anónimo, gratuito e confidencial, de âmbito nacional que permite levar informações de forma rápida e credível a todos os cantos do país, criada em junho de 2001 em parceria com a CVTelecom, com o objetivo de proporcionar informação, aconselhamento e encaminhamento de dependentes do álcool e outras drogas para diferentes estruturas de saúde.

Slider

Linha SOS

Alcool

800 25 27

A Linha Verde de Apoio à nova Lei do Álcool, é um serviço telefónico que tem como objetivo informar, orientar, aconselhar e receber denúncias sobre a problemática do álcool, na sociedade cabo-verdiana.

É um espaço de dialogo e de reflexão onde se esclarecem todas as dúvidas relacionadas com a problemática das drogas e da toxicodependência.

FALE
CONOSCO
Image is not available
Image is not available
Image is not available
Image is not available

262 31 29
333 72 43

TELEFONE
ENDEREÇO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

EMAIL
FACEBOOK

Edifício Santo António
Achada Santo António, Praia
Cabo Verde - C.P. Nº 47

Arrow
Arrow
Slider

© 2017 Comissão de Coordenação do Alcoól e Outras Drogas.
Designed and Developed by iDE!A

Please publish modules in offcanvas position.