Cabo Verde participou na Décima Sessão da Conferência das Partes (COP10) da Convenção Quadro para o Controlo do Tabaco (CQCT) da OMS – 5 a 10 de fevereiro - Panamá

0
0
0
s2sdefault

O Ministério da Saúde através da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas participou de 5 a 10 de fevereiro, em Panamá, na Décima Sessão da Conferência das Partes (COP10) da Convenção Quadro para o Controlo do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), sob o lema “Unidos Impulsionando Vidas Saudáveis”.

Esta Convenção (CQCT), é o primeiro tratado internacional de saúde pública, desenvolvido sob os auspícios da Organização Mundial da Saúde e tem como principal objetivo proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do Tabaco.

A Conferência das Partes (COP) é a instância deliberativa da Convenção Quadro para o Controlo do Tabaco, formada pelos países que ratificaram o tratado (Estados Partes), de entre eles, Cabo Verde. As partes reúnem-se a cada dois anos, para analisar a implementação do tratado, avaliar os resultados dos grupos de estudos e de trabalho, aprovar diretrizes de melhores práticas para orientar os países na adoção de medidas nacionais.

Nesta COP (10ª conferência) as Delegações dos Estados Partes, bem como os Estados Não Partes e as Organizações da Sociedade Civil presentes, analisaram a implementação do tratado, examinaram e aprovaram vários documentos tais como: Aplicação dos artigos 9.º e 10.º da CQCT da OMS (Regulamento do conteúdo e divulgação dos produtos do tabaco): relatórios da Mesa, do Grupo de Peritos e da OMS, Publicidade, Promoção e Patrocínio do Tabaco: representação do tabaco nos meios de entretenimento: relatório do Grupo de Trabalho, Produtos do tabaco novos e emergentes - Medidas de controlo do tabaco viradas para o futuro (em relação ao artigo 2.1 da CQCT da OMS), Fundo de Investimento da CQCT da OMS, entre outros.

Nesta COP elegeu-se a presidência para a COP 11 e vice-presidências para as regiões.

Para mais informações consulte o site da https://fctc.who.int/

 

É um serviço telefónico, anónimo, gratuito e confidencial, de âmbito nacional que permite levar informações de forma rápida e credível a todos os cantos do país, criada em junho de 2001 em parceria com a CVTelecom, com o objetivo de proporcionar informação, aconselhamento e encaminhamento de dependentes do álcool e outras drogas para diferentes estruturas de saúde.

Slider

Linha SOS

Alcool

800 25 27

A Linha Verde de Apoio à nova Lei do Álcool, é um serviço telefónico que tem como objetivo informar, orientar, aconselhar e receber denúncias sobre a problemática do álcool, na sociedade cabo-verdiana.

É um espaço de dialogo e de reflexão onde se esclarecem todas as dúvidas relacionadas com a problemática das drogas e da toxicodependência.

FALE
CONOSCO
Image is not available
Image is not available
Image is not available
Image is not available

262 31 29
333 72 43

TELEFONE
ENDEREÇO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

EMAIL
FACEBOOK

Edifício Santo António
Achada Santo António, Praia
Cabo Verde - C.P. Nº 47

Arrow
Arrow
Slider

© 2017 Comissão de Coordenação do Alcoól e Outras Drogas.
Designed and Developed by iDE!A

Please publish modules in offcanvas position.