ATO CENTRAL ALUSIVO AO DIA MUNDIAL CONTRA AS DROGAS SOB O LEMA “COLOCAR AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR PARA FORTALECER A PREVENÇÃO, ELIMINANDO O ESTIGMA E A DISCRIMINAÇÃO”

0
0
0
s2sdefault
 
 
 
A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), realizou ontem, dia (26 de junho) o Ato central alusivo ao Dia Mundial, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, para assinalar o Dia Mundial Contra as Drogas, este ano sob o lema “Colocar as pessoas em primeiro lugar para fortalecer a prevenção, eliminando o estigma e a discriminação”, eleito pelo Escritório das Nações Unidas contra a Drogas e Crime (ONUDC).
 
O referido Ato foi presidido por S. Exa. a Sra. Ministra da Saúde, Dra. Filomena Gonçalves e contou com a intervenção da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Dra. Patricia De Souza e da Secretária Executiva da CCAD, Dra. Zania Correia e Silva.
 
A atividade iniciou com a sessão cultural através de declamação de um adicto em recuperação Christian Lima, uma reflexão sobre a sua história de vida. De seguida, a Dra. Solange Ramos em representação do ONUDC apresentou as principais conclusões do Relatório Mundial sobre Drogas – ONUDC ano 2021.
 
De imediato, teve-se a apresentação de três temas e discussão, moderada pela Dra. Jaclin Freire, tais como: "Estigma, Discriminação, Efeitos e Consequências no Processo de Tratamento e Recuperação”, pelo Dr. Lourenço Tavares; " Respeito, compaixão e empatia no contexto do consumo de droga", pela Dra. Zaida Freitas; "A relevância da prevenção no problema mundial da droga", pelo Dr. Nardi Sousa.
 
Ainda, neste evento, teve-se relato na primeira pessoa para fortalecer a prevenção, eliminando o estigma e a discriminação proferido pelo Dr. Celestino Lobo.
 
A atividade foi concluída com a atuação do Sr. Jedilson, um adito em recuperação, cantando uma musica sobre droga.

É um serviço telefónico, anónimo, gratuito e confidencial, de âmbito nacional que permite levar informações de forma rápida e credível a todos os cantos do país, criada em junho de 2001 em parceria com a CVTelecom, com o objetivo de proporcionar informação, aconselhamento e encaminhamento de dependentes do álcool e outras drogas para diferentes estruturas de saúde.

Slider

Linha SOS

Alcool

800 25 27

A Linha Verde de Apoio à nova Lei do Álcool, é um serviço telefónico que tem como objetivo informar, orientar, aconselhar e receber denúncias sobre a problemática do álcool, na sociedade cabo-verdiana.

É um espaço de dialogo e de reflexão onde se esclarecem todas as dúvidas relacionadas com a problemática das drogas e da toxicodependência.

FALE
CONOSCO
Image is not available
Image is not available
Image is not available
Image is not available

262 31 29
333 72 43

TELEFONE
ENDEREÇO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

EMAIL
FACEBOOK

Edifício Santo António
Achada Santo António, Praia
Cabo Verde - C.P. Nº 47

Arrow
Arrow
Slider

© 2017 Comissão de Coordenação do Alcoól e Outras Drogas.
Designed and Developed by iDE!A

Please publish modules in offcanvas position.