A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), realizaram hoje dia 31 de Maio, Dia Mundial Sem Tabaco um seminário assinalar a efeméride.
A efeméride este ano tem como lema “Vamos cultivar alimentos, não tabaco’, com a finalidade de mobilizar os governos para acabar com os subsídios ao cultivo do tabaco e direcionar os recursos economizados para programas de substituição de culturas que ajudem os agricultores a fazer transição e melhorar a segurança alimentar e nutricional.
Nesta atividade, foram apresentados o tema "Os impactos do Cultivo do tabaco sobre o Meio Ambiente", a "Estratégia Multissetorial de Comunicação para a Prevenção e o Controlo do Tabagismo em Cabo Verde” e os resultados do “Estudo sobre o Impacto das Medidas Fiscais sobre os Produtos do Tabaco adotados por Cabo Verde”. Ainda, foram apresentados os Instrumentos de Cessação Tabágica e Cuidados Primários de Saúde.