
A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas, a Coordenação do Programa do Ano da Saúde Mental, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e os demais parceiros, realizou no passado dia 26 de junho – Dia Mundial contra as Drogas, uma mega marcha alusiva ao tema deste ano “A evidência é clara: Investir na Prevenção”. Este lema foi elegido pelo ONUDC visando apelar a uma abordagem baseada em evidências científicas que dê prioridade à prevenção e ao tratamento e reconhece que as políticas eficazes em matéria de droga devem assentar na ciência, na investigação, no pleno respeito pelos direitos humanos.
A marcha teve o seu arranque na Pracinha Escola Grande - Plateau, com o seguinte percurso: Praça Alexandre Albuquerque, Rua de Mercado no Plateau, Descida Lavadouro, Ponte Vila Nova, Avenida Cidade Lisboa, rotunda do Minimercado Visão em Sucupira, Universidade Santiago (Fazenda).
Com esta marcha pretendeu-se sensibilizar e consciencializar a sociedade cabo-verdiana sobre esta temática e teve a participação das instituições governamentais e não governamentais, bem como a sociedade civil.
No fim da marcha a Secretária Executiva da CCAD, Dra. Raquel Lopes, passou uma menagem falando da importância do lema e de todos na Prevenção do uso de drogas. Houve testemunhos de vários jovens que estão em recuperação e alguns artistas atuaram.
